![]() |
Loucura. Há alguns dias atrás acompanhando o FlightRadar24 (o que gosto muito de fazer) estive de olho em várias aeronaves chegando aqui em SBGO, mas uma em específico me chamou a atenção. Era um Airbus A318 da Avianca, prefixo PR-AVJ, fazendo o voo ONE6362 (GRU-GYN).
Reparei que a aeronave havia passado do ideal de descida para pouso na 14 de Goiânia e que a mesma continuava em nível de cruzeiro. Após algumas milhas desse ideal iniciou-se a descida e em todo esse tempo a aeronave descendo com uma grande R/S, nunca menor que 4000ft/min. Cruzando o FL230 veio a surpresa: -6912 pés por minuto. São quase 2,5 quilômetros em um minuto. É uma baita de uma razão de descida.
Coincidência ou não, no final do ano passado presenciei algo parecido, com o mesmo voo, porém com aeronaves diferentes. Dessa vez ocorreu com o PR-AVL, que ao iniciar sua descida empregou -7040 pés por minuto. É coisa demais, né?!
![]() |
PR-AVL descendo a 7040 pés por minuto |
Ao certo não sei o que ocorreu, mas que ambas as situações fogem do que eu via no FlightRadar24, isso sim. Se ocorreu mesmo, seja como for, a sensação dentro das aeronaves não deve ter sido das melhores.
Lembrando que não quero julgar ninguém nem mostrar o que é certo ou errado, apenas escrevo o que eu vejo e opino sobre tal usando o ponto de vista de um estudante e amante da aviação!