Prática por instrumentos realizando a saída Loduv1B pela pista 32 do Aeroporto de Goiânia (SBGO). Confira a carta utilizada clicando aqui.
# Preparação: Setamos a frequência 112.70 do VOR de Goiânia (No meu simulador está desatualizada) no NAV1 e para auxiliar seto também, 370 no ADF, do NDB GOI. Escuto o código morse dos mesmos e aguardo até que eu receba os sinais em meu painel.
Já alinhado na cabeceira 32, coloco o heading (HDG) na posição 12 horas, para que, conforme a carta, após decolagem eu mantenha o eixo até 3000 pés com um gradiente mínimo de 3,8% até 3300, e após, 3,3%. Em seguida, seto a radial 076 a qual afastarei do VOR por 28 milhas náuticas estando assim em LODUV, cumprindo o procedimento.
# Executando o procedimento: Decolamos e subimos conforme a carta, mantendo o eixo da pista até que cruze no mínimo 3000 pés.
Atingindo 3000 pés estamos livres para curvar a direita para interceptar a radial 076 do vor GNV (GOI no meu simulador desatualizado). Com uma proa 30º maior do que a radial que interceptaremos, curvo a direita na proa 106.
Após estabilizado na proa 106, ativo o botão NAV no piloto automático para que efetue a interceptação da radial 076. Continuamos então na proa 106 e aguardamos o desligamento do botão HDG no AP e deixando com que a função NAV intercepte a radial de forma automática.
Observemos então o descolamento do CDI indicando que a radial que desejamos interceptar se aproxima. Desta forma, o botão HDG desliga e o NAV assume, conforme dito anteriormente.
Aguardemos que o CDI estabilize no centro. Quando estabilizar estaremos na radial 076, conforme manda o procedimento de saída.
Podemos reparar que nem sempre o CDI estará centralizado e/ou indicando uma posição de 12 horas. Isso se deve ao vento.
Agora, como estamos estabilizados, a carta manda que continuemos na radial 076 por 28 nm, até passar pelo fixo LODUV, terminando o procedimento de saída. Vamos então aguardar até que o DME nos indique 28 nm.
Pronto, estamos sobre o fixo LODUV. A partir daqui prosseguiremos a navegação de acordo com a rota do nosso voo, que não vem ao caso nesta postagem.
O procedimento foi concluido. Confira abaixo como ficou o trajeto:
O executamos de maneira correta. É simples e não tem segredo.
Espero que sirva de ensinamento para quem os pilotos e futuros pilotos.