Hoje no 'Visão de um leigo' falaremos sobre pouso catrapo. Essa postagem era pra ter saído na quinta-feira passada mas por problemas maiores só podemos postá-la hoje.
#03 - Pouso catrapo
A visão de um leigo: Eu acho que os ventos de calda, entre outros devem contribuir para esse incidente, mas creio que em 90% por dos casos deve ser incompetência do piloto, e se eu estiver certo, levanto mais uma questão: Como pode alguém que passa pelo menos 5 anos treinando e sendo preparado pra isso, não conseguir pousar um avião de maneira digna?
Nossa visão: Ora, boa meu amigo. No primeiro ponto você está certo. Ventos geralmente atrapalham e muito um pouso, podendo contribuir para a porrada. Mas não só o vento como muitos outros fatores meteorológicos. Te garanto que não é por incompetência do piloto pois o mesmo está muito bem treinado e já pousou inúmeras e inúmeras vezes. É claro que em poucas ocasiões a porrada acontece porque o piloto está cansado ou com algum problema, por exemplo, mas repito, é raríssimo. A maioria das vezes o pouso ocorre de forma mais brusca visando mais a segurança da aeronave e dos passageiros que ali estão. Um exemplo claro para você que já citei em outra postagem: Pista curta. O comandante não pode ficar embelezando demais o pouso pois a pista é muito curta então ele tem que chegar logo e colocar a aeronave no chão para que a frenagem ocorra de forma êxituosa. Outro exemplo que apresento em vídeo é a pista molhada. No próprio vídeo já vem com a fala do piloto explicando o porquê do pouso brusco. A explicação começa a partir de 4:17! Confira: