Parceiros

sexta-feira, julho 17, 2015

Toma aventura: Aeroportos #01


Para muitos as palavras "aventura" e "aviação" não se misturam. Já para nós, amantes da aviação, pode até ser um pouco divertido. Pensando nisso, apresento nesta postagem alguns aeroportos envolvidos por bastante aventura seja em procedimento de pouso e/ou decolagem.

O primeiro que trago é o mais conhecido por muitos, TNCM, vulgo Princesa Juliana, em St. Marteen. Com uma pista de 2300 metros de extensão e bem próxima da praia, o Aeroporto é conhecido justamente por ter essa pequena distância desde a praia onde turistas ficam diariamente e a pista. Confira na imagem abaixo o que eu estou falando:

Imagem por: Wikipedia

Para quem está dentro do avião nem deva existir bastante "emoção", mas para os banhistas que estão do lado de fora meu amigo, haja emoção, como diria Galvão Bueno. Lá em St. Marteen até colocaram uma placa alertando. Dá só uma olhada:

Imagem por: Wikipedia

A placa alerta "Perigo! Explosão de jato (força gerada pelos motores) nas partidas (decolagens) e chegadas (pousos) de aeronaves pode causar danos físicos graves resultando em danos corporais extremos e/ou morte"! Mesmo assim alguns banhistas ainda arriscam. Confere no vídeo:
¨
Não podemos deixar de comentar também a proximidade que passam as aeronaves da cabeça dos banhistas que estão na praia. Para alguns pode ser bastante assustador, mas os turistas do vídeo a seguir não temem nada disso.

Em seguida comento sobre algo igual, porém diferente (bem controverso né). É o Aeroporto Juancho E. Yrausquin, na ilha de Saba, no Caribe (ICAO TNCS). O que chama atenção aqui é a posição do aeroporto. De um lado enormes ladeiras e do outro, rochedos à beira-mar, sem contar no tamanho da pista: Somente 300 metros.
Imagem por: Wikipedia

Pela curtíssima pista não preciso nem dizer que pousos e decolagens ali são complicadíssimos não é mesmo. Podemos confirmar tal no vídeo abaixo. Detalhe para a perícia do piloto!

Neste outro vídeo trago o pouso em Saba com visão totalmente de dentro do cockpit. Olha quão assustador é isso!


Por último e não menos aventureiro temos o Aeroporto de Couverchel, na França (ICAO LFLJ). Sem nenhum procedimento de aproximação e com uma pista meio "diferente", pousar ali torna-se complicado quando a visibilidade abaixa. 

Imagem por: Wikipedia

Confira abaixo como funciona lá e conclua você mesmo se tem aventura ou não. 
Medo para alguns, aventura para outros. Nisso se resumem estes três aeroportos que apresentei nesta primeira parte da postagem! Fiquem espertos que em breve posto a segunda parte com mais alguns aeroportos ao redor do mundo.
Até mais,

Laerte Vasques

About Laerte Vasques

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :