Parceiros

segunda-feira, maio 11, 2015

Visão de um leigo (03) - Pouso catrapo


Hoje no 'Visão de um leigo' falaremos sobre pouso catrapo. Essa postagem era pra ter saído na quinta-feira passada mas por problemas maiores só podemos postá-la hoje.

#03 - Pouso catrapo
A visão de um leigo: Eu acho que os ventos de calda, entre outros devem contribuir para esse incidente, mas creio que em 90% por dos casos deve ser incompetência do piloto, e se eu estiver certo, levanto mais uma questão: Como pode alguém que passa pelo menos 5 anos treinando e sendo preparado pra isso, não conseguir pousar um avião de maneira digna?

Nossa visão: Ora, boa meu amigo. No primeiro ponto você está certo. Ventos geralmente atrapalham e muito um pouso, podendo contribuir para a porrada. Mas não só o vento como muitos outros fatores meteorológicos. Te garanto que não é por incompetência do piloto pois o mesmo está muito bem treinado e já pousou inúmeras e inúmeras vezes. É claro que em poucas ocasiões a porrada acontece porque o piloto está cansado ou com algum problema, por exemplo, mas repito, é raríssimo. A maioria das vezes o pouso ocorre de forma mais brusca visando mais a segurança da aeronave e dos passageiros que ali estão. Um exemplo claro para você que já citei em outra postagem: Pista curta. O comandante não pode ficar embelezando demais o pouso pois a pista é muito curta então ele tem que chegar logo e colocar a aeronave no chão para que a frenagem ocorra de forma êxituosa. Outro exemplo que apresento em vídeo é a pista molhada. No próprio vídeo já vem com a fala do piloto explicando o porquê do pouso brusco. A explicação começa a partir de 4:17! Confira: 

Então está vendo? A segurança é o mais importante na hora de um pouso!
Até a próxima.
Por: Gabriel Solino e Laerte Vasques

Laerte Vasques

About Laerte Vasques

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :