Parceiros

quarta-feira, abril 22, 2015

Visão de um leigo (02)- Arremetida


Você já ouviu falar em arremetida, ou aproximação perdida? Eu já, e o nosso amigo Gabriel Solino também. Um assunto polêmico que colocamos em exposição com duas visões diferentes. Antes de tudo, confira o vídeo abaixo que mostra um Boeing 737-800 da Gol arremetendo no Santos Dumont:


#02 - Arremetida 
A visão de um leigo: Bom, hoje eu vim falar que algo que de certa maneira me deixa com uma pulga atrás da orelha: Arremetida! Na semana passada contei pra vocês sobre uma experiência nada agradável que eu tive durante uma viagem e isso me fez pensar: "Uma arremetida deve ser algo 100 vezes mais desconfortável". Será mesmo que é necessário arremeter? Acho que seria melhor prevenir do que remediar. Ao invés de ir para um pouso arriscado pensando em arremeter, não seria melhor enquanto ainda está com altitude pensar em uma outra saída para pousar com segurança? Pousar em outro aeroporto por exemplo, ou possível, esperar o fim de condições adversas ao pouso? Não sei, essa é a minha visão sobre esse assunto!
Nossa visão: Olá, caro viajante. Começo meu texto citando uma frase que nós da aviação usamos muito, e apesar de usarmos muito, não lembro ao certo como ela é (haha), mas é algo assim: "Temos que por na cabeça que vamos arremeter. O pouso é apenas uma boa consequência". O que isso quer dizer é que a arremetida é a coisa mais normal que se pode acontecer. Muitas pessoas acham que porque um avião arremeteu ele tá caindo. Para explicar, uso uma outra frase (essa eu lembro): "A arremetida é o pouso que não deu certo.". 
Se por exemplo, como você disse, o piloto chegou muito alto, não avistou a pista, pegou um vento na hora que ia tocar o solo ou vários outros fatores que podem levar uma aeronave a arremeter, com certeza esse cara vai arremeter. Então, me diga... você acha melhor pousar o avião recebendo um puta vento que o tirou completamente do eixo, ficar dançando com o avião até entrar no eixo novamente (se for possível) ou arremeter? A resposta é óbvia.
Pra você ver que a arremetida é algo normal, veja o trabalho da tripulação em uma aproximação em Porto Velho. Neste caso, o comandante arremeteu pois não avistou a pista, seguindo um "regulamento" que manda arremeter obrigatoriamente se não enxergar a pista a X pés. Veja que o comandante não se desespera, não se assusta, apenas segue com seu trabalho de forma tranquila, mesmo porque não tem o porquê de não ficar tranquilo. 

O momento exato da arremetida é aos 4:38

Falando rapidamente da sensação, confesso que nunca estive dentro de um avião que arremeteu, mas ACHO que, tirando o susto por não entender o que está acontecendo, a sensação deve ser a mesma de um avião decolando. Então, vai por mim, a arremetida não é esse bicho de sete cabeças não. É um procedimento seguro realizado pela tripulação caso a aproximação anterior não tenha dado certo, seja qual for o motivo.
Aqui termina mais um Visão de um leigo. Na próxima quinta-feira tem mais!

Por: Gabriel Solino e Laerte Vasques

Laerte Vasques

About Laerte Vasques

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :