Parceiros

quinta-feira, abril 16, 2015

Loucura. 7000 pés por minuto?!


Loucura. Há alguns dias atrás acompanhando o FlightRadar24 (o que gosto muito de fazer) estive de olho em várias aeronaves chegando aqui em SBGO, mas uma em específico me chamou a atenção. Era um Airbus A318 da Avianca, prefixo PR-AVJ, fazendo o voo ONE6362 (GRU-GYN). 
Reparei que a aeronave havia passado do ideal de descida para pouso na 14 de Goiânia e que a mesma continuava em nível de cruzeiro. Após algumas milhas desse ideal iniciou-se a descida e em todo esse tempo a aeronave descendo com uma grande R/S, nunca menor que 4000ft/min. Cruzando o FL230 veio a surpresa: -6912 pés por minuto. São quase 2,5 quilômetros em um minuto. É uma baita de uma razão de descida.

Coincidência ou não, no final do ano passado presenciei algo parecido, com o mesmo voo, porém com aeronaves diferentes. Dessa vez ocorreu com o PR-AVL, que ao iniciar sua descida empregou -7040 pés por minuto. É coisa demais, né?!

PR-AVL descendo a 7040 pés por minuto
Ao certo não sei o que ocorreu, mas que ambas as situações fogem do que eu via no FlightRadar24, isso sim. Se ocorreu mesmo, seja como for, a sensação dentro das aeronaves não deve ter sido das melhores. 
Lembrando que não quero julgar ninguém nem mostrar o que é certo ou errado, apenas escrevo o que eu vejo e opino sobre tal usando o ponto de vista de um estudante e amante da aviação!

Laerte Vasques

About Laerte Vasques

Author Description here.. Nulla sagittis convallis. Curabitur consequat. Quisque metus enim, venenatis fermentum, mollis in, porta et, nibh. Duis vulputate elit in elit. Mauris dictum libero id justo.

Subscribe to this Blog via Email :